Seção 1. Padre Gassner

É irônico o fato de que a história moderna da hipnose inicie-se não com um médico, mas com um membro do clero, um padre católico que viveu em Klosters. O Padre Gassner defendia a tese de que, de acordo com as crenças da época, os pacientes doentes estavam possuídos por demônios, que deviam ser banidos, antes que o paciente pudesse novamente gozar de boa saúde. Gassner obteve o consentimento da Igreja para suas ações através da afirmação de que Deus estava agindo através dele para expulsar os demônios que estavam possuindo seus infelizes pacientes.
Diferentemente de outros homens de sua época, o Padre Gassner não fazia segredos de seus métodos, e freqüentemente permitia que médicos observassem-no administrando seu tratamento. Os médicos que se apresentavam para observá-lo em ação eram conduzidos a uma sala parecida com um pequeno teatro onde se acomodavam, e então o paciente era posicionado numa espécie de palco no centro desta sala para esperar pelo Padre Gassner. Com o objetivo de melhorar ainda mais o espetáculo, no ‘timing’ de sua entrada, Gassner caminhava até a plataforma através de um longo promontório negro, segurando um grande crucifixo de "ouro" com a mão estendida ao alto. O paciente era de antemão avisado que quando o Padre Gassner o tocasse com o crucifixo, ele prontamente cairia ao chão e permaneceria ali esperando novas instruções. Os pacientes de Gassner eram instruídos a "morrer" enquanto jaziam prostrados ao chão, e que durante este período de "morte" Gassner expulsaria os demônios de seus corpos, devolvendo-lhes a vida normal novamente. (Esta idéia de renascimento permeia tanto a hipnose quanto a religião, inclusive suas formas mais primitivas). Este assunto é discutido em maiores detalhes em meu livro entitulado Religious Aspects of Hypnosis.
Depois que algum médico examinava o paciente, não sentindo seu pulso, não ouvindo as batidas do coração e dando-o como morto, o Padre Gassner ordenava que o demônio partisse e, logo após, o paciente ‘ressuscitava’ e se levantava completamente curado. É dito que Mesmer assistiu várias performances do Padre Gassner por volta de 1770, sendo depois responsável pela introdução do fenômeno na prática médica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog