Tratamentos para Fobia Dental



Fobia dental
Pessoas com fobia de dentista muitas vezes precisam recorrer a algum tipo de anestesia geral para que possam ter seus dentes tratados.
Mas estão surgindo alternativas eficazes.
Pesquisadores europeus decidiram então comparar essas alternativas, para se certificarem de qual delas é a melhor.
Tratamentos para fobia dental
Em um estudo prático, ele compararam a eficácia e a aceitação da hipnose padrão, da hipnose com imagens individualizadas, do tratamento cognitivo-comportamental e da anestesia geral no tratamento da fobia dental.
De um grupo inicial de 137 pacientes com fobia dental, 77 completaram o estudo, resultando em amostras entre 14 e 29 pacientes em cada um dos quatro grupos.
Os participantes preencheram questionários destinados a medir a ansiedade odontológica no início do estudo, antes e depois da primeira consulta odontológica, e novamente antes da segunda sessão de tratamento dental, uma semana depois.


A análise final mostrou uma redução significativa da ansiedade dental com o tratamento cognitivo-comportamental e com a hipnose individualizada - bem superior à anestesia geral.
Analisando as intenções dos pacientes em retomar o tratamento após a primeira sessão, foi registrada uma melhoria significativa apenas após a terapia.
Os resultados sugerem que a terapia é o melhor tratamento para a fobia dental quando se leva em conta tanto a eficácia quanto a aceitabilidade pelos pacientes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog