Dentistas usam hipnose contra medo de pacientes

Dentistas de Marília têm usado a técnica da hipnose para combater o medo que os pacientes sentem. A técnica, com resultados comprovados cientificamente, altera o estado de consciência dos pacientes e provoca a sensação de relaxamento.
Especialista em hipnose há mais de 20 anos, o dentista Marivaldo Santo Pietro aplica com frequência o método em pacientes. Diz que a hipnose virou uma ferramenta complementar de trabalho. Em alguns casos pode até substituir a anestesia. “O corpo do paciente está no consultório, mas a mente dele está em um local bonito, uma praia, no campo, onde ele achar melhor. Então ele desassocia, ele está confortável no local onde ele está”, explica.
Apesar do paciente estar consciente do que acontece no consultório, isso não incomoda. "Ele percebe tudo, ouve tudo, mas de uma maneira que não causa desconforto", completa.
O jornalista Roberto Botelho conta que só assim conseguiu encarar com naturalidade a cadeira do dentista e barulho do "motorzinho", que para muitas pessoas é assustador. “Antigamente o tratamento era muito contundente, dolorido. Até os pais colocavam como um castigo, 'se você não ficar bonzinho, vai ter que ir no dentista', então a gente já criava uma expectativa em relação ao profissional.”
A estudante Mariana Elis Mesquita resolveu testar a hipnose para dar início a um tratamento dentário e aprovou o resultado. “Passou o medo, é bem diferente. Todo mundo tem pavor daquele barulhinho do dentista, mas dessa vez foi muito tranquilo”, ressalta.
A técnica da hipnose é reconhecida pelos conselhos regionais e federais de Odontologia, Medicina e Psicologia e cada vez mais é usada pelos dentistas como prática terapêutica. "Traz confiança tanto para o profissional como para o paciente, além de ser totalmente seguro", finaliza o dentista Luiz Carlos Natalício.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog