TODAS OS SINTOMAS SÃO SINAIS

Todos os sintomas são sinais. A verdade desse fato psicobiológico ainda que a maioria de nós tente eliminar o mensageiro (os sintomas) ao invés de, respeitosamente, acautelar-se com a mensagem recebida. Muitos milhões de dólares são gastos todos os anos em "destruidores" das dores e outros sintomas e paliativos, ao invés dos genuínos agentes terapêuticos. Antes de tentar " controlar os sintomas" ou "eliminar a dor" precisamos perguntar: O que está a mente corpo tentando nos dizer com um ligeiro estado de depressão?Uma fadiga crônica? uma dor de cabeça? Uma ulcera ou uma neurodermatite recorrente sob estress. A psicanálise freudiana clássica busca resolver os sintomas físicos pela análise; a psicologia behaviorista lida com eles por condicionamento e extinção, diz ela: A pessoa se condicionou a viver nesse estado emocional por muito tempo e o organismo se habitua. A hipnose usa um comando autoritário de condicionamento ou se utiliza de um misto de relaxamento e reprogramação. Na abordagem psicobiológica mente corpo, ao contrário, busca receber cuidadosamente os sintoma sinal e aí facilitar os processos criativos de transmissão e tradução de informação que podem transformar os aspectos negativos do sintoma em respostas terapêuticas da comunicação e cura mente e corpo. 
  Cada modalidade de transmissão tem seu próprio espírito. As emoções, por exemplo podem expressar profundos abismos de uma forma que a imaginação e os pensamentos não conseguem, e vice versa. Idealmente, entretanto, cada modalidade pode ser transformada, nas outras, ao menos em parte para processar informações e solução de problemas favoráveis em situações novas e desafiadoras da vida. As pessoas geralmente contam que estão "bloqueadas" ou "paralisadas" quando sentem algo mas não conseguem colocar em palavras. Elas podem ser obsessivamente intelectualizadas e rígidas, quando realmente reconhecem algo de forma conceitual e podem falar sobre isso, porém não podem sentir ou traduzir em mudanças adequadas de comportamento. As pessoas tem sintomas e problemas quando sua experiência está paralisada ou ligada a um estado (emocional daquele momento específico), em uma modalidade ou outra, de modo que não podem usar o espírito natural de outros aspectos da sua natureza.
      Há infinitas possibilidades para a evolução catalítica e transformação da informação entre elas,sensação, percepção e emoção são frequentemente as modalidades mente corpo iniciais sinalizadas que algo está emergindo à consciência. Por vezes podemos nos sentir embaraçados ou deprimidos mesmo antes que saibamos por quê. Alguns podem então experiência as imagens que apresentam uma metáfora significativa sobre nossas emoções na direção de um padrão cognitivo de percepção sobre o que está sendo vivenciado. Esses processos cognitivos ou idealizados são geralmente, um registro de nossa história e identidade pessoal. Idealmente, a nova experiência leva a uma atualização adequada de nossos velhos registros e de identidade, junto com padrões inovadores de comportamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog