Aplicativos de celular que prometem cura pela hipnose


Aplicativos de celular que prometem cura pela hipnose não são confiáveis, aponta estudo
Aplicativos para celular que prometem cura de doenças como insônia, perda de peso e até aumento da autoestima por meio de“tratamentos hipnóticos” devem ser vistos com cuidado.

 Segundo estudo da Escola de Medicina Sinai, em Nova York (EUA), não há nenhuma comprovação científica de eficácia dessas técnicas. 
A aplicação inadequada do método poderia, inclusive, ter efeitos nocivos sobre os usuários. 
A hipnose é reconhecida pela comunidade científica quando praticada,por um profissional habilitado e sobe medida a cada paciente  sob condições determinadas. que não foi feito nos aplicativos. Levantamento do mesmo grupo de cientistas, feito em 2012, identificou 407 aplicativos disponíveis via iTunes que prometiam efeitos sobre a saúde do usuário por meio de hipnose.

 A perda de peso era a promessa de 23% deles; o aumento da autoestima, de 20% e a redução de estresse, de 19%. Outros objetivos contemplados pelos apps abrangiam desde a cura de fobias, depressão e fadiga até a promoção de bem-estar e felicidade. No entanto, nenhum aplicativo teve a eficácia comprovada. Apenas 47% mencionam a existência de alguma teoria por trás do desenvolvimento do aplicativo.

Ainda segundo a pesquisa, 13,4% desses aplicativos ainda fornecem explicações descabidas sobre o funcionamento da hipnose, e também afirmam que o método atua por meio de “mudança no DNA” ou “mudança nas células de memória”. 

Para os pesquisadores, a tecnologia andou mais rápido do que a ciência que deveria embasar melhor esses serviços. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A cirurgia HIPNOTICA de redução de estômago

HIPNOSE PODE MUDAR O DNA

Transtorno de Personalidade Borderline