Hipnose e Superação

É próprio do ser humano a busca por se superar e isto se evidencia pela inconformidade com sua condição, que o faz evoluir. Há uma contínua busca pela felicidade, saúde, satisfação pessoal e profissional. Por outro lado, há muitas realidades que limitam as pessoas de viverem. Atletas, executivos, profissionais, famílias anseiam por superar obstáculos e, ainda, superar a si próprios. E para concretizar a superação muitos buscam benefícios na hipnose clínica.
O frenético ritmo moderno é apontado como um dos motivos que mais agravam o estado de estresse, cansaço, fadiga e este estado inibe o desempenho de toda potencialidade humana. Há, ainda, os medos, fobias, traumas, remorsos, sintomas de doenças psicossomáticos como a dor crônica que impossibilita as pessoas de viverem felizes. E diante desta realidade, surge uma crescente busca pelos recursos da hipnose clínica para superar esta realidade negativa, restabelecer o equilíbrio emocional e, por conseguinte, de uma vida mais feliz. 
No ambiente esportivo, por exemplo, vale citar a história esportiva da Rússia, que há mais de um século vem desenvolvendo o uso da hipnose como parte dos treinamentos das equipes olímpicas. Observa-se o excelente desempenho que a antiga União Soviética e atualmente Rússia demonstra nas Olimpíadas. Sempre estão presentes nas primeiras colocações no quadro geral de medalhas. Perante as competições esportivas, sabe-se que exercem sobre os atletas grande pressão psicológica, situação de estresse que pode vir a comprometer anos de treinamento. Técnicas de relaxamento e de controle emocional da hipnose favorecem significativamente tanto o desempenho mental quanto o físico dos atletas impactando em resultados de alta performance.
Se para atletas estes resultados são realidade, podemos ampliar a perspectivas e imaginar os grandes benefícios que podem ofertar às pessoas nas provas e desafios do cotidiano da vida. Há também aquelas pessoas que deixam de desfrutar de muitas maravilhas da vida por estarem tomadas pelo medo ou fobia e que vencê-los traria inestimável satisfação. Aos pais e mães de família que se aventuram em longas jornadas de responsabilidade profissional, paternal ou maternal e ainda necessitam equilibrar suas próprias condições emocionais esta ferramenta terapêutica pode auxiliar com o controle da ansiedade. 
E quantas famílias não poderiam ser beneficiadas com a superação de traumas? A simples disposição de perdoar poderia proporcionar melhor qualidade nos relacionamentos familiares. Somam-se casos e mais casos de relações entre pais e filhos, cônjuges, amigos, familiares que poderiam facilmente ser reatadas. As relações rompidas por terem marcas de traumas, uma vez ultrapassadas suas dores, poderiam ser restituídas sem prejuízo à dignidade das pessoas e poderia usufruir da companhia de pessoas que ainda sente muito amor. Quando há sincero desejo de superar estes traumas, a hipnose clínica pode cooperar proporcionando resultados rápidos e duradouros.  
Há, ainda, outro campo vasto que a hipnose pode oferecer significativos benefícios. Trata-se das doenças psicossomáticas que tem seu princípio relacionado a questões emocionais. Um dos sintomas comuns de doença psicossomática é o surgimento de dores e algumas, crônicas. Dores estas sem devida relação com questões fisiológicas, devidamente diagnosticadas pela medicina. Inclusive, o famoso hipnólogo Fabio Puentes atua no Hospital das Clínicas de São Paulo no grupo de controle da dor, onde que por meio de técnicas auxilia os pacientes a terem melhor qualidade de vida frente a doenças como câncer. Há técnicas modernas de hipnose que podem amenizar ou até mesmo extirpar a dor e, consequentemente, proporcionar alívio.
O trabalho da hipnose coopera com o desenvolvimento da ciência nos estudos clínicos e com a melhoria da saúde e bem estar das pessoas. Superar males e trazer benefícios à vida é um compromisso ético e responsável que a hipnose oferece à humanidade. A hipnose funciona porque a mente humana está transbordante de potencialidades para superação contínua.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A cirurgia HIPNOTICA de redução de estômago

HIPNOSE PODE MUDAR O DNA

Transtorno de Personalidade Borderline